Neutro com Personalidade

Quem entra neste apartamento de 80 metros quadrados (m²), localizado na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, de uma executiva carioca se depara com um ambiente fluído, de cores claras e personalidade pontuada em elementos clássicos. O ponto alto e de partida do projeto executado pelas arquitetas Leticia e Flávia Abaurre, da Abaurre Arquitetura, com escritórios no Rio de Janeiro e Vitória, foi o piano, posicionado na parede principal, que foi inteiramente revestida de espelho, realçando a beleza do instrumento e garantindo a sensação de amplitude visual necessária. Acolhedor, o ambiente integrado formado pelas salas de jantar e estar, conta com piso laminado de bambu, paredes em branco tule, e mobiliário formado por uma mistura de linhas curvas e retas que se encaixam no perfil da moradora.

Com espaço para oito pessoas, a sala de jantar é equipada com mesa em madeira e laca branca e tampo de vidro branco, cadeiras de madeira e um banco de canto estofado em couro, em tom fendi, planejado especialmente para liberar a passagem com facilidade e muita classe. “Sua funcionalidade fica ainda mais evidente quando se pode transformar a parte interna em gavetões para guardar o que for necessário, de livros a eletrodomésticos. Uma solução criativa possibilitada pela marcenaria”, destacam as profissionais. Os pendentes coloridos sobre a mesa dão um contraponto despojado à atmosfera clássica.

Já na sala de estar, o tom fendi claro é predominante na cortina com fios de seda e no sofá retrátil com almofadas coloridas que imprimem charme e aconchego. Para o projeto luminotécnico, as arquitetas optaram por luminárias direcionais embutidas no teto, pensadas especialmente para destacar a parede principal. Já a iluminação geral ficou por conta dos rasgos de luz no gesso, agregando sofisticação e modernidade.

Bom apetite
Os tons neutros também permearam a ambientação desta cozinha de 12m². Nesse contexto, a ilha central, equipada com cooktop e bancada para refeições, em corian, prioriza a interatividade entre os que preparam e consomem as delícias que aqui são feitas.

A marcenaria foi confeccionada de MDF em tons de MDF madeirado e branco, uma combinação que responde pela mistura certeira de casualidade e elegância que domina o espaço. O toque de cor ficou a cargo dos azulejos que revestem a parede da pia, dos pequenos adornos em tons alegres que ficam sobre a ilha, e das banquetas com assento vermelho e base de madeira.

Fusão de estilos
Os estilos clássico e moderno estão presentes no mobiliário e na decoração da única suíte da casa. O primeiro estilo é evidenciado no tapete e na mesa lateral estilo retrô, comportados harmoniosamente ao lado da cama. Já o segundo aparece nas luminárias giratórias para leitura, instaladas na cabeceira com lâmpadas LED embutidas no painel da Decopainel. Do lado oposto, um armário espelhado com portas de correr, da marca Kitchens, assume proposta interessante para a otimização da área e facilidade de locomoção. O banheiro integrado garantiu a sutileza da transparência.

Composições inteligentes
Influências modernas definem o décor deste lavabo de 2,5m², revestido com piso porcelanato no tom de cimento queimado e bancada de madeira Origin, material superdesejado por ser antibactericida e resistente à água. O espelho com iluminação nas extremidades das arandelas confere ainda mais beleza ao projeto. O box elegance, com roldana aparente, tem revestimento de estilo rústico se destacando pelos desenhos arabescos e um ralo linear diferenciado.

Solução funcional
No quarto do filho, de 10.56 m², as arquitetas elegeram a base cinza, com tons de verde e azul nas almofadas para criar um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo descolado. Livros e revistas ganharam a maior parte dos espaços oferecidos pela estante. Na iluminação, Leticia e Flavia escolheram um lustre central.

Para conferir mais personalidade ao espaço, a parede lateral foi revestida de lousa branca, assumindo uma função prática e ao mesmo tempo decorativa. “Essa é uma boa ideia para tornar o ambiente ainda mais propício para customização e criação de algo exclusivo e pessoal”, destacam as Abaurre. A solução nesse quarto virou um mural de estudos, mensagens, frases e criatividade. A cara do dono!

Entre o sóbrio e o romântico
Já no quarto da filha, de 9,06m², a atmosfera é relaxante e intimista, promovida pelos tons e pela mescla de materiais. A marcenaria revestindo a parede principal evidencia a cabeceira de couro, em tom sóbrio, que revela modernidade. O projeto luminotécnico conta com luz quente, oferecidas pelas mangueiras de LED empregadas nos dois nichos. A cortina de linho e as almofadas coloridas são as peças-chave que equilibram o décor.

Desafios
O maior desafio deste projeto foi encaixar o piano na sala, conforme a moradora pediu. Apesar de ele não ser de cauda, a sala era pequena para o objeto.

Solução: A Abaurre Arquitetura projetou um banco de canto que ocupa menos espaço do que cadeiras comuns e, assim, foi possível colocar tudo em seu devido lugar, garantindo a satisfação do cliente, com estilo, beleza e funcionalidade.

Fale
Conosco
menuchevron-down